Como faço para participar do Processo Seletivo para Mestrado ou Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental – (PROPSAM) ?

R: O primeiro passo é fazer contato com um orientador do PROPSAM, para saber em que linha o seu projeto é melhor adequado.  A lista atualizada de docentes que podem orientar no PROPSAM você encontra no site do PROPSAM.

Após o aceite do orientador, você deverá se inscrever no ESTÁGIO PROBATÓRIO, com duração de seis meses até dois anos. A inscrição é solicitada através do email do PROPSAM: propsam@ipub.ufrj.br após o preenchimento dos documentos.

Os documentos para o probatório podem ser encontrados abaixo:

Após seis meses de estágio probatório, o candidato deverá estar atento aos Editais de processo seletivo, que são divulgados pelo email e site do PROPSAM. 

  • (Os critérios de entrada podem sofrer alterações em cada semestre).

Poderão inscrever-se como candidatos ao Mestrado ou Doutorado aqueles que:

  • estiverem em Estágio Probatório no Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB, há no mínimo seis meses, salvo para os candidatos residentes em países estrangeiros estarão liberados do Estágio Probatório, desde que haja a concordância do docente do PROPSAM que irá orientá-lo e atenda às demais exigências deste edital. A Comissão Deliberativa do PROPSAM avaliará casos de ingresso com menos de seis meses de Estágio Probatório quando o candidato tiver artigo publicado e cumpridas as demais exigências;
  • apresentarem cópia de um artigo científico em extensão PDF, com tema em sua área de pesquisa e em coautoria com o seu futuro orientador no PROPSAM (o artigo deve versar sobre o tema do projeto do candidato), publicado ou documento que comprove ter sido aceito para publicação. O candidato deve ser o primeiro autor ou último autor deste artigo (a ordem de autoria deve, necessariamente, estar descrita na carta de aceite do artigo emitida pelo periódico), que não deve ter Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental – PROPSAM sido aceito nem publicado há mais de dois anos. Para o Mestrado, um artigo indexado nas bases eletrônicas Scielo, SCOPUS, ISI Web of Knowledge ou PubMed/Medline; para o Doutorado, o artigo deve ser publicado em periódico indexado no PubMed/Medline ou ISI Web of Knowledge;
  • No caso de artigos publicados em periódicos científicos considerados QUALIS CAPES A (1 ou 2) na avaliação mais recente da CAPES na área Medicina II (vide classificação disponível no sítio eletrônico da Plataforma Sucupira – https://sucupira.capes.gov.br) não é necessário que o candidato seja primeiro ou último do trabalho, podendo ser coautor do artigo em qualquer ordem de autoria. Além disso, é necessário que o seu orientador do PROPSAM seja um dos autores deste artigo, que o tema do artigo verse sobre o tema do projeto do candidato e que o orientador recomende seu ingresso no curso de pós- graduação. 
  • Os periódicos científicos que não estiverem listados na classificação da CAPES acima citada serão considerados A1 caso seu último impact factor (IF, ISI Web of Knowledge) ou CiteScore (Scimago) disponível seja > 4,3 e A2 se seu último IF ou CiteScore disponível estiver entre 2,950 e 4,299.  Artigos já utilizados para ingresso no curso de Mestrado não poderão ser reapresentados para ingresso no curso de Doutorado. 
  • apresentarem projeto de dissertação ou tese em extensão PDF elaborado junto com o possível orientador, definindo o cronograma e atividades de pesquisa. 
  • apresentarem certificado de comprovação de proficiência no idioma inglês em extensão PDF, observadas as exigências contidas neste edital. 2.2 Ingressarão direto no Doutorado, sem passar pelo Estágio Probatório, sem participar do Processo de Seleção e sem realizar prova de idiomas, os candidatos que cursarem o Mestrado neste Programa, defenderem suas dissertações em período menor ou igual a 18 (dezoito) meses contados de seu ingresso no curso, obtiverem conceito A em todas as disciplinas cursadas no Mestrado, conseguirem uma publicação em periódico científico internacional (base ISI Web of Knowledge ou PubMed/Medline), como primeiro ou último autor, escrito durante o Mestrado e nos últimos dois anos, receberem a recomendação da banca de dissertação para cursar diretamente o Doutorado e continuarem com o mesmo orientador. O candidato que se beneficiar deste item terá o prazo de um ano, contado da data da defesa da dissertação do Mestrado e observado o calendário de atividades acadêmicas aprovado pelo CEPG, para se matricular no Doutorado do Programa, devendo apresentar a documentação necessária para matrícula;
  • poderá candidatar-se ao Doutorado, sem o título de mestre, o candidato que possuir ao menos quatro (4) artigos nos últimos três (3) anos sobre o tema da tese em revistas consideradas Qualis A1 pela CAPES, como primeiro ou último autor e tiver desempenho compatível com perfil de pesquisador, inclusive comprovando ter participado em submissões a edital de agências financiadoras de pesquisa. A indicação deverá ser feita pelo orientador do candidato e este deverá ser docente permanente do PROPSAM com produção acadêmica compatível com nível 1 de produtividade em pesquisa do CNPq; 

 

Qual o critério de publicação para a inscrição no processo seletivo de mestrado e doutorado?

R: Você deve ser o primeiro ou último autor do artigo (a ordem de autoria deve, necessariamente, estar descrita na carta de aceite do artigo emitida pelo periódico), que não deve ter sido aceito nem publicado há mais de dois anos. Para o  Doutorado, o artigo deve ser publicado em periódico indexado no PubMed/Medline ou ISI Web of Knowledge. No caso de artigos PUBLICADOS em periódicos científicos considerados QUALIS CAPES A na avaliação mais recente da CAPES na área Medicina II (vide classificação disponível no sítio eletrônico da Plataforma Sucupira – https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf) não é necessário que o candidato seja primeiro ou último do trabalho, podendo ser coautor do artigo em qualquer ordem de autoria. Além disso, é necessário que o seu orientador do PROPSAM seja um dos autores deste artigo, que o tema do artigo verse sobre o tema do projeto do candidato e que o orientador recomende seu ingresso no curso de pós-graduação. Os periódicos científicos que não estiverem listados na classificação da CAPES acima citada serão considerados do estrato A caso seu último impact factor (IF, ISI Web of Knowledge) ou CiteScore (Scimago) disponível seja > 2,950. Não serão aceitos artigos submetidos (minor e major review) para estes casos.   

Quanto à prova de idiomas para os candidatos em estágio probatório, o PROPSAM oferece semestralmente exames gratuitos realizados pela Tese Prime, mas também são aceitos o TOEFL iBT® Test ou TOEFL ITP® Test, IELTS® Academic, desde que estes exames tenham sido feitos há três anos ou menos. A realização do TOEFL iBT® Test ou TOEFL ITP® Test, IELTS® Academic não será custeada pelo PROPSAM, sendo de responsabilidade integral do candidato. As pontuações exigidas para a aprovação dos referidos exames de proficiência serão as seguintes:

Mestrado: Faixa B2 do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) com obtenção de nota mínima de 87 (oitenta e sete) pontos no TOEFL iBT® Test, 543 (quinhentos e quarenta e três) pontos no TOEFL ITP® Test e 5,0 (cinco) pontos no IELTS® Academic;Doutorado: Faixa C1 do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) com obtenção de nota mínima de 110 (cento e dez) pontos no TOEFL iBT® Test, 627 (seiscentos e vinte e sete) pontos no TOEFL ITP® Test e 7,0 (sete) pontos no IELTS® Academic. 

 

Tenho muito interesse nos programas de pós-graduação de mestrado acadêmico oferecidos pela PROPSAM. Gostaria de saber se há previsão para a abertura do próximo edital.

R: Os Editais do PROPSAM são divulgados semestralmente. Temos duas entradas por ano, uma no início do ano e outra no meio do ano. Lembrando que para concorrer ao processo seletivo, você precisa antes cursar o período mínimo de 6 meses de estágio probatório, deve ter obtido aprovação na prova de idiomas, ter um artigo publicado, ou aceito para publicação, ter o projeto a ser desenvolvido e atender as demais exigências do edital.