MD PhD
e-mail: evolchan@biof.ufrj.br
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Realizou pós-doutorado na Rockefeller University (Nova York, EUA). Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chefe do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, membro do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse (LINPES/UFRJ) do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e membro associado do NIMH Center for the Study of Emotion and Attention (Gainesville, EUA).
É pesquisadora 1C do CNPq e orientadora permanente do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.
Tem experiência na área de Neurociências, atuando principalmente no tema da Neurobiologia da Emoção Humana e em estudos psicofisiológicos relacionados ao Transtorno do Estresse Pós-Traumático.
As linhas de pesquisa empregam abordagens multi e transdisciplinares para investigar (i) substratos neurais e fatores de vulnerabilidade e resiliência face a eventos traumáticos, e (ii) substratos neurais e comportamentos voltados para motivação implícita de vinculação social. São foco das pesquisas problemas sociais como efeitos da exposição à violência urbana e sequelas do isolamento social. Prevê-se que desdobramentos das pesquisas possam fornecer subsídios para a prevenção e tratamento de efeitos deletérios para a saúde mental e física decorrentes do estresse e do isolamento social.