Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA)

Coordenador:

Jose Carlos Appolinario – jotappo@gmail.com

O GOTA (Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares)foi criado em 1992 e ao longo do tempo ganhou uma relevância crescente na área dos transtornos alimentares e obesidade, oferecendo assistência, ensino e pesquisa. O GOTA desenvolve intensa atividade de pesquisa com foco em epidemiologia clínica, investigações psicopatológicas e intervenções terapêuticas na área dos transtornos alimentares e obesidade. No GOTA foram conduzidosváriosensaiosclínicoscomdiversosagentesfarmacológicosno tratamento do Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA) que são considerados estudos seminais na área e, são citados nos principais algoritmos internacionais de tratamento de Transtornos Alimentares. Atualmente, pesquisadores do GOTA são responsáveis pelo “Estudo Epidemiológico avaliando o TCA e condições correlacionadas na cidade do Rio de Janeiro”. Este será o primeiro inquérito domiciliar de transtornos alimentares realizado no Brasil, com a participação de pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais, como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e West Sydney University. O grupo vem estabelecendo várias colaborações e parcerias nacionais e internacionais como: o Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares da UNIFESP, como Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, coma West Sydney University e como Instituto de Psiquiatria de Londres. A infraestrutura do GOTA encontra-se distribuída entre o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE) e o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O GOTA possui 17 consultórios, 4 salas de reunião, salas de supervisão equipadas com computadores e com rede internet wireless. Possuímos material padronizado para avaliação antropométrica incluindo equipamentos portáteis para pesquisas de base populacional. O grupo tem publicado dezenas de artigos científicos em periódicos indexados nacionais e internacionais. O GOTA tem sido reconhecido como um centro especializado de excelência para tratamento de transtornos alimentares no país, comum acrescente visibilidade internacional.