Impacto Econômico, Social e Cultural do PROPSAM
Excelência em seu contexto social e regional

O Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da UFRJ (PROPSAM/UFRJ) foi primeiro curso de pós-graduação em Psiquiatria no Brasil criado e reconhecido pela CAPES em 1972. Os primeiros cursos de Mestrado e Doutorado em Psiquiatria do Brasil atraíram profissionais das diversas regiões do país, fazendo com que o IPUB recebesse a alcunhade “Meca da psiquiatria nacional”. Desde o seu nascimento, o Programa de pós- graduação em psiquiatria e saúde mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ nunca deixou de receber alunos de fora do Estado do Rio de Janeiro, sendo um polo formador de professores e pesquisadores para todo o Brasil. Muitos deles vieram para o IPUB cursar a residência médica ou especialização e continuaram a sua formação em nossa instituição até concluírem seus doutorados, retornando depois aos seus Estados de origem e prosseguindo suas carreiras em instituições universitárias de ensino, tornando-se por sua vez formadores de novos profissionais em nosso campo. Nosso programa tem sido um celeiro também para a elaboração, implantação e avaliação da política nacional de saúde mental, comum a linha de pesquisa específica para Psiquiatria Social, Modalidades de Tratamento e Políticas Assistenciais, da qual fazem parte três laboratórios que nos últimos vinte e cinco anos vem se dedicando a estudar as transformações ocorridas no sistema assistencial à saúde mental em nosso país. Assim também vários laboratórios de pesquisa possuem importante interface com a formação de profissionais e a assistência a pessoas portadores dos respectivos transtornos mentais dos quais se ocupam são: Centro de Doenças de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice, Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de drogas, Laboratório de Transtorno Bipolar, Laboratório de Pânico: avaliação e tratamento, Programa de pesquisa em obsessões, compulsões e ansiedade, Laboratório integrado de pesquisas em stress, Grupo de obesidade e transtornos alimentares, Instituto Delete, Ambulatório de depressão resistente ao tratamento, Laboratório de neurociência e aprimoramento cerebral. Todos esses laboratórios têm porta aberta para acolher pelo Sistema Único de Saúde, pessoas que necessitem de acolhimento e tratamento em seus campos de expertise, trazendo uma imensa contribuição social para a assistência psiquiátrica e de saúde mental em nossa cidade.

Alinhamento com órgãos de fomento

Nosso programa tem grande tradição de concorrer e ser contemplado em editais específicos de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisado Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do CNPq. um incentivo para que os docentes concorram nos editais que são abertos, e temos 7 professores que são bolsistas de produtividade do CNPq, além de cinco professores que são cientistas do nosso estado pela FAPERJ.

Conhecimento e desenvolvimento econômico e social na área da saúde

O PROPSAM tem tido como um de seus principais resultados a formação de profissionais qualificados para as atividades acadêmicas e para o mercado de trabalho. O Impacto social do PROPSAM pode ser medido pela ação dos nossos Egressos em assistência, participação, direção, assessoria em Conselhos, Comitês e Comissões em ONGs, setores governamentais, sociedades científicas, consultorias e assessorias que não geram relatórios, incluindo a órgãos de fomento à pesquisa, cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização voltados ao desenvolvimento profissional do público em geral, programas de ação ou intervenção junto a instituições diversas e comunidades com necessidades específicas, organização de evento de divulgação científica voltado para o público técnico e geral, ações de atenção à educação básica ou de atenção à saúde, interação com outros programa sem projetos de cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior (PCI), inserção em redes de pesquisa nacionais e/ou internacionais.

Impacto econômico

1. Impactos econômicos monetários

Impactos econômicos positivos que mesmo não envolvendo fluxo de dinheiro direto e visível, beneficia usuários de uma ou mais comunidades, gerando economias monetárias para elas. Cursos gratuitos como o Centro de Estudos, atendimento médico e internação, são alguns exemplos.

1.1. Centro de Estudos em Psiquiatria e Saúde Mental

Os eventos do Centro de Estudos são realizados de forma presencial e virtual, em tempo real, com possibilidades de acesso dos conteúdos apresentados em bases de conhecimento, assegurando a amplitude da disseminação dos conteúdos. É um impacto econômico monetário pela gratuidade que oferece.

1.2. Laboratórios e Unidades de Pesquisa

Vinte e quatro Laboratórios/Unidades de Pesquisa, nas mais variadas áreas do conhecimento em Psiquiatria e Saúde Mental elaboram estudos, pesquisas científicas e desenvolvem conhecimento. A maior parte deles promove atendimento a pessoas que procuram estes centros, recebendo tratamento gratuito, o que significa um impacto econômico monetário para as pessoas beneficiadas que não necessitam pagar por estes serviços.

2. Impactos econômicos não monetários

Os impactos econômicos não monetários são indiretos, não envolvem recursos financeiros e nem possibilidade de mensurá-los precisamente, mas ocorrem indiretamente na Economia de quem é beneficiado, pelos resultados que proporcionam.

2.2. Produção acadêmica

A relação do Propsam com seus egressos é permanente, consistente e estimulada, mantendo o espírito de corpo dos profissionais de Psiquiatria e Saúde Mental formados pelo Programa, em frequente compartilhamento de conhecimentos e levando o nível destes profissionais. Alinham-se ao funcionamento do IPUB e do Propsam, inclusive com realização de encontros  específicos que promovam intercâmbio a partir do relato de suas experiências e produção, fora da instituição de ensino que os formou.