Coordenadora:
Maria Tavares Cavalcanti
E-mail: mariatavarescavalvanti@gmail.com

O Laboratório de Avaliação de Serviços e Qualidade de Vida em Saúde Mental (LAPSO): criado em 1994 por um estudo multicêntrico da OMS para validação de um questionário de satisfação de usuários, familiares e técnicos com serviços de saúde mental, desenvolve projetos de avaliação de serviços de saúde mental. Busca construir metodologias participativas (avaliação formativa) e estabelecer parâmetros assistênciais de qualidade da prática clínica em saúde mental. Em 2005 foi selecionado no edital SUS FAPERJ para realizar a avaliação dos CAPS do município do Rio de Janeiro em sua integração com a rede de saúde e de suporte social. Desenvolveu, com o Núcleo de Políticas Públicas para a Saúde Mental do IPUB (NUPPSAM), uma pesquisa de levantamento e mapeamento dos serviços de assistência infantojuvenil da área da saúde, assistência social e jurídica no Brasil. Esta pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Colúmbia em Nova York e financiada pelo Fundo Nacional de Saúde. De 2000 a 2010, o LAPSO desenvolveu pesquisas em portadores de doença mental maior (esquizofrenia e transtornos do humor) em situação de rua. Nesta época foi criado um programa assistencial, de pesquisa e de ensino nesta área com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2006, o Lapso desenvolve parcerias com o Centro de Pesquisas em População de Rua com Transtornos Mentais de Nova York, coordenado pelo Prof. Ezra Susser da Universidade de Colúmbia, para o fomento e pesquisas conjuntas.

Em dezembro de 2008 foi selecionado no edital do CNPq/MS para pesquisas em saúde mental em um projeto com a universidade de Columbia em NY para adaptar para a realidade brasileira uma Intervenção para Períodos de Transição (Critical Time Intervention) que foi criada por pesquisadores da Universidade de Columbia para manter pacientes graves em tratamento na comunidade. Em 2011, foi selecionado para participar da HUB para a America Latina, uma das redes financiadas pelo NIMH para o desenvolvimento de pesquisa em saúde mental. Esta HUB foi apresentada pela Universidade de Columbia/NY e dela participam a Universidade do Chile, a Universidade de Córdoba e o Hospital Borda em Buenos Aires. A rede recebeu o nome de RedeAmericas e realizou uma intervenção – a CTI-TS (Critical Time Intervention – Task Shifting) – entre 2011 e 2016. Esta intervenção foi um estudo duplo cego randomizado com pacientes que estavam iniciando o seu tratamento em três centros de atenção psicossocial (CAPS) do município do Rio de Janeiro.

A intervenção foi realizada também em Santiago no Chile. A RedeAmericas realizou também um programa de capacitação de jovens pesquisadores em saúde mental na America Latina. Alguns dos jovens pesquisadores do LAPSO (alunos de doutorado do PROPSAM) se beneficiaram deste programa. Desde 2015, o laboratório passou a estudar também a questão do ensino de psiquiatria e saúde mental em estudantes de medicina. Realizou vários estudos em parceria com o Professor Robert Rosenheck da Universidade de Yale/EUA sobre a atitude do estudante de medicina frente ao portador de doença mental antes e depois do curso de psiquiatria na faculdade.

Agora vamos estender este estudo para o aluno do internato de medicina antes e depois de passar pelo internato em saúde mental. Estamos desenvolvendo estudos sobre o ensino da psiquiatria e da saúde mental para o aluno do internato de medicina no cenário da atenção primária à saúde do SUS, a partir da implantação do internato integrado de medicina de família e comunidade, saúde mental e saúde coletiva na faculdade de medicina da UFRJ. Este modelo de internato recebeu um prêmio em 2018 no Congresso Internacional de Saúde Mental em Malta como Projeto Dignidade do Mundo. Em 2019 a Profa. Maria Tavares ganhou o Edital PROART 2019 – UFRJ, no valor de R$ 50.000,00.