Coordenador: Prof. Tiago Arruda Sanchez
O laboratório conduz pesquisas baseadas principalmente em neuroimagem aplicada à pesquisa em neurociência cognitiva, psiquiatria, neurologia, dentre outras. Utiliza técnicas de neuroimagem estrutural e funcional para estudo do cérebro e as suas associações às funções cognitivas e comportamentais em pacientes e sujeitos saudáveis, com especial interesse em: recursos cognitivos, cognição social, atenção, regulação emocional, estados afetivos, imagética mental e integração sensório-motora. Seus projetos de pesquisa abordam os sistemas nervoso e cardiorrespiratório com aplicação em saúde mental incluindo transtornos de depressão e ansiedade, dor crônica e estudos de psicofarmacologia.
Os alunos e egressos que tem participado das pesquisas são vinculados em um desses 3 programas de pós-graduação stricto sensu da UFRJ: Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM), Radiologia e Cardiologia. Criou-se uma equipe de pesquisa interdisciplinar para lidar com diversos projetos em andamento, o que é característico da neurociência cognitiva moderna.
Além da ressonância magnética funcional (fMRI) e outros métodos avançados de neuroimagem, o laboratório também conta com recursos e expertise em medidas de variabilidade da frequência cardíaca (VFC), biofeedback, testes cognitivos e comportamentais incluindo escalas psicométricas.
A maioria dos recursos foram adquiridos em projetos aprovados para financiamentos de agências de fomento nacionais e internacionais, incluindo FAPERJ, CAPES e CNPQ. Além disso, alguns projetos são multicêntricos e contam com a parceria de instituições públicas e privadas.