Octavio Domont de Serpa Jr. , PhD

e-mail: domserpa@gmail.com

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1985. Concluiu Residência Médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da UFRJ em 1987. Mestre em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ em 1992. Doutor em Ciências da Saúde pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ em 1997. Pós doutorado em epistemologia aplicada pelo Centre de Recherche en épistémologie appliquée/École Polytechnique (Paris/França) em 2006-2007.

Professor associado do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) e do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial, do qual é o coordenador.

Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicopatologia e Subjetividade (LEPPS). Desenvolve atividades de docência em nível de graduação (Medicina – internato), especialização (Residência Médica e Multiprofissional, cursos de especialização) e pós-graduação. Interesses de pesquisa: Experiência e Narrativa de adoecimento, tratamento e recuperação; Sofrimento psíquico e social; Metodologias qualitativas de pesquisa em saúde mental; Psicopatologia Fenomenológica; Antropologia Médica; História da Psiquiatria