Programa de Ansiedade, Obsessões e Compulsões
Coordenadores: Leonardo Franklin da Costa Fontenelle - lfontenelle@gmail.com Gabriela Martins Bezerra de Menezes - gabrielamenezes@gmail.com Constructos de interesse: Buscamos entender as razões pelas quais as pessoas se empenham de forma consciente em comportamentos que provam por ser contraproducentes a longo prazo. Isso inclui uma série de experiências e traços frequentemente mencionados na literatura, mas ainda mal compreendidos, como a compulsividade, a impulsividade e o hábito. Entendemos que comportamentos compulsivos, impulsivos e habituais podem variar ao longo de um espectro de gravidade e que a linha que separa os traços normais dos patológicos é borrada. É portanto de suma importância identificar quais fatores determinam a transição de um estado saudável para um patológico e vice versa. Por esta razão, a história natural das formas subliminares de transtornos compulsivos, impulsivos e ansiosos são um dos principais tópicos de interesse de nosso grupo. Populações de interesse: Nosso grupo está interessado nos padrões de evolução de traços compulsivos, impulsivos e ansiosos na população em geral e que não busca tratamento e nos indivíduos que sofrem de uma variedade de condições clínicas, principalmente transtornos relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos devido a comportamentos aditivos; transtornos relacionados a ansiedade e uma gama de fenótipos compulsivos, impulsivos e ansiosos recentemente descritos e pouco compreendidos. Fatores ambientais: Estudamos situações que podem contribuir para a conversão de formas subliminares de compulsividade e impulsividade em estados clínicos, incluindo eventos de vida estressantes (e.g. pandemia pelo COVID-19), estilos de vida pouco saudáveis (pouca higiene do sono, sedentarismo, dieta não saudável, etc.), e as crenças das pessoas em relação à autoeficácia ou livre arbítrio. Uma maior compreensão desses fatores de risco pode ajudar as populações “em risco” a desenvolver maior resiliência, um estilo de vida melhor e maior senso de controle sobre seus comportamentos. Abordagens terapêuticas transdiagnósticas: Acreditamos que os limites entre os diferentes transtornos psiquiátricos são imprecisos, que muitas vezes essas condições compartilham mecanismos biológicos e que seus tratamentos podem não ser específicos. Por esse motivo, estamos interessados em estudar preditores de resposta a tratamentos que afetam diferentes distúrbios, nas formas clínicas e subclínicas. Esses tratamentos incluem estratégias farmacoterapêuticas (por exemplo, inibidores da recaptação da recaptação da serotonina) e as chamadas terapias cognitivas comportamentais de terceira onda (por exemplo, terapia de aceitação e compromisso, atenção plena, etc.), dentre outras. Ano de formação: 2006 Estrutura disponível: Quatro salas de atendimento no Centro Interno de Pesquisa, sala de reunião equipada e extensa rede de colaboração com colegas de outras instituições (Rede D’Or). Principais projetos de pesquisa:
Avenida Venceslau Brás, 71 – Campus da Praia Vermelha – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ – CEP:22290-140. Tel: 021 3938-0500
Instituições
Bases de Dados
Sistemas
Informações Gerais
Mapa do Site
Estadiamento Clínico do TOC: Neste projeto longitudinal, estamos interessados em identificar fatores de risco que permitam prever a conversão de sintomas obsessivo-compulsivos subclínicos para transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) segundo a DSM-5, incluindo eventos de vida traumáticos e estressantes ou traços de personalidade como compulsividade. O TOC subliminar pode representar o primeiro estágio do TOC do DSM-5, no qual uma intervenção específica pode ser útil para evitar a conversão completa. Também esperamos que este projeto ajude a caracterizar um fenótipo "em risco" para o TOC. Este projeto inclui mais de 700 sujeitos da população em geral selecionados via Amazon Mechanical Turk, 100 indivíduos com comportamentos de acumulação problemáticos e uma colaborações com o estudo “Clinical High At-Risk Mental State” (CHARMS study), Prof. Barnaby Nelson, do Orygen Youth Health, em Melbourne. a . Papers representativos: i . Fontenelle LF, Yücel M. A Clinical Staging Model for Obsessive-Compulsive Disorder: Is It Ready for Prime Time? EClinicalMedicine. 2019 Feb 12;7:65-72. doi: 10.1016/j.eclinm.2019.01.014. PMID: 31193644; PMCID: PMC6537549. + Leia mais…
1 1