Rafael Christophe da Rocha Freire, PhD

e-mail: rafaelcrfreire@gmail.com

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluída em 2002. Fez residência médica no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. Concluiu em 2008 o mestrado em psiquiatria pelo IPUB-UFRJ, com bolsa da CAPES. Fez doutorado em psiquiatria no IPUB-UFRJ, concluído em 2012, tendo feito estágio de pesquisa no exterior (doutorado sandwich) na Casa di Cura Villa San Benedetto (Itália), com bolsa da CAPES. Concluiu em 2014 o pós doutorado em psiquiatria no IPUB-UFRJ, com bolsa do CNPq. É professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ, atualmente em licença para tratar de assuntos particulares (licença sem vencimentos). É pesquisador colaborador do Laboratório do Pânico e Respiração (IPUB-UFRJ). Desde 2019 trabalha no Departamento de Psiquiatria da Queen’s University como professor associado. É editor associado do periódico Frontiers in Psychiatry. Pertence aos corpos editoriais dos periódicos Brazilian Journal of Psychiatry, Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Tem experiência clínica, de pesquisa e de ensino na área da psiquiatria.