Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM)

Coordenador:
Pedro Gabriel Delgado
email: pedrogabrieldelgado@gmail.com

O Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM) desenvolve pesquisa, ensino e extensão sobre políticas públicas de saúde mental.

Possui quatro projetos de pesquisa:

1-Avaliação de serviços públicos de saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – desenvolve subprojetos: Saúde Mental em Municípios de Pequeno Porte; e “Situação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado do Rio de Janeiro”.
2-Familiares parceiros do cuidado – sobre participação, inclusão social, autonomia e protagonismo de familiares de pacientes com transtornos mentais graves em acompanhamento na rede de serviços públicos de saúde (CAPS).
3-Rede, Território e Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes: compartilhamento e colaboração intersetorial – desenvolvido em parceria com o CAPSi CARIM-IPUB (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), clínicas da família, núcleos de apoio à saúde da família (NASF), centros de referência de assistência social, escolas e creches de dois bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro.
4-Violência e atenção psicossocial – estudo de caso sobre serviços de saúde mental em duas áreas com grande vulnerabilidade social no município do Rio de Janeiro.

O NUPPSAM é responsável pela coordenação e realização anual de um curso de Especialização em Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (lato sensu); colabora com Módulo Comum dos Cursos de Especialização do IPUB e nos programas de Residência Médica e Multiprofissional.

O Núcleo participa de ações de formação permanente, educação em saúde e extensão, de diversas atividades de capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Possui colaboração institucional permanente com o Lisbon Institute of Global Mental Health (LIGMH), com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com Programa de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com 22 Centros de Atenção Psicossocial do Rio de Janeiro, com o Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), com o École de service social / Faculté des arts et des sciences / Université de Montréal, com o Centre de recherche et des partages des savoirs – Inter-Actions. Através da Dra. Maria Lourdes Rodriguez del Barrio, Professora Titular da Escola de Serviço Social da Faculdade de artes e ciências da Universidade de Montreal e Diretora Científica do Centro de Pesquisa e Compartilhamento de Saberes – Inter-Actions. Orientadora do estágio de bolsa-sanduíche da aluna Melissa Ribeiro Teixeira (2018-2019) .

A assistente de pesquisa Ângela Pereira Figueiredo é Visiting Researcher no Institute of Psychology, Psychiatry and Neuroscience, King’s College, Londres, Reino Unido.