Programa de Ensino e Pesquisa em Psiquiatria Forense

Coordenador:
Alexandre Valença
E-mail: avalen@uol.com.br

O Programa de Ensino e Pesquisa em Psiquiatria Forense foi fundado no ano de 2008. A finalidade do Programa é fornecer ensinamentos teóricos e realizar pesquisas sobre temas de psiquiatria forense, auxiliando o aluno a lidar com questões que estão nos limites da medicina e da lei, além de aprendizado na confecção de laudos e pareceres psiquiátricos- forenses.

O Programa é coordenado pelo Prof. Alexandre Valença, contando também com a atuação do Dr. Leonardo Meyer. Oferecemos Estágio de três meses a médicos residentes de psiquiatria do terceiro ano, Programa de R4 em Psiquiatria forense, Curso de Psiquiatria Forense e Saúde Mental, com vagas para médicos, psicólogos e assistentes sociais.

O Programa desenvolve vários projetos em Psiquiatria Forense:
Avaliação de Imputabilidade Penal; Doença Mental e Comportamento Violento; Crimes sexuais; Validação e Aplicação de Escalas de Avaliação em Psiquiatria Forense; Estudo do Homicídio; Gênero e Comportamento Violento; Avaliação de Periculosidade, entre outros. Temos uma vasta publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

O Programa de ensino e Pesquisa em Psiquiatria Forense é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental No do IPUB- UFRJ (PROPSAM), com possibilidade de Mestrado e Doutorado em Psiquiatria em linhas e projetos de Psiquiatria Forense desenvolvidas pelo programa. No PROPSAM também oferecemos a disciplina de “Psiquiatria Forense” para alunos do mestrado e doutorado.

O Programa tem convênio com o Instituto de Perícias Heitor Carrilho, com treinamento em perícias criminais e possibilidade de realização de pesquisas, na referida instituição.

Nos últimos 4 anos tivemos defesas de 3 dissertações de Mestrado e 2 teses de doutorado. No momento contamos com alunos matriculados nos cursos de Mestrado, Doutorado e Estágio Probatório do PROPPSAM.
Igualmente temos publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais, sobre temas de psiquiatria e psicopatologia forense. O coordenador do Programa é o atual Coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da Associação Brasileira de Psiquiatria, com participação ativa em congressos, jornadas e simpósios nacionais.